quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ALEIJADINHO E O BARROCO MINEIRO

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu por volta de 1730 na cidade de Vila Rica. Pode ser considerado um dos mais importantes artistas da História do Brasil. Em pleno ciclo do ouro (século XVIII), encantou a sociedade colonial com suas esculturas e obras de arquitetura.

 Nem mesmo a doença, que foi lhe tirando os movimentos do corpo aos poucos, impossibilitou o trabalho do gênio do Barroco Mineiro. Os doze profetas é considerada sua obra mais conhecida e representativa.

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre Aleijadinho, vale a pena fazer uma viagem para as cidades históricas mineiras.

No Renascimento tivera início um grande movimento de restauração comercial e cultural na Europa (entre os séculos XVI e XVII).
Os representantes do Renascimento inspiravam-se nos modelos clássicos (gregos e ro­manos). Obras de valor histórico foram produzidas nessa época. Aos poucos, os artistas foram-se tornando independentes quanto ao estilo. Passaram a adquirir seu próprio estilo. E logicamente distanciando-se do estilo clássico. Surgiu, então, o barroco, isto é, a arte barroca com cultura e mentalidade bem caracterizadas. As obras expressavam a liberdade de criatividade caracterizada pela grandiosidade, pela extravagância e pelo luxo. Primeiro, surgiu na Itália, expandindo-se por toda a Europa e atingindo seu auge na Espanha.
A religião sempre esteve intimamente ligada à arte barroca, principalmente na arquitetura.
No Brasil, o Barroco desenvolveu-se em Minas Gerais e na Bahia. O nosso representante máximo é o Aleijadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário