
Nem mesmo a doença, que foi lhe tirando os movimentos do corpo aos poucos, impossibilitou o trabalho do gênio do Barroco Mineiro. Os doze profetas é considerada sua obra mais conhecida e representativa.
Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre Aleijadinho, vale a pena fazer uma viagem para as cidades históricas mineiras.
No Renascimento tivera início um grande movimento de restauração comercial e cultural na Europa (entre os séculos XVI e XVII).
Os representantes do Renascimento inspiravam-se nos modelos clássicos (gregos e romanos). Obras de valor histórico foram produzidas nessa época. Aos poucos, os artistas foram-se tornando independentes quanto ao estilo. Passaram a adquirir seu próprio estilo. E logicamente distanciando-se do estilo clássico. Surgiu, então, o barroco, isto é, a arte barroca com cultura e mentalidade bem caracterizadas. As obras expressavam a liberdade de criatividade caracterizada pela grandiosidade, pela extravagância e pelo luxo. Primeiro, surgiu na Itália, expandindo-se por toda a Europa e atingindo seu auge na Espanha.
A religião sempre esteve intimamente ligada à arte barroca, principalmente na arquitetura.
No Brasil, o Barroco desenvolveu-se em Minas Gerais e na Bahia. O nosso representante máximo é o Aleijadinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário